Tecnologia do Blogger.

Apoiamos

Recent comments

Comentários

Bombou nos últimos 30 dias

FEATURED POSTS

Notícias 24 horas

Cultura & Lazer

Postagem em destaque

Bullet Bane marca para 21 de maio o show de lançamento do 5º álbum, BLLT

  Novo registro, que entrega a essência da banda, será lançado no Fabrique Club (São Paulo), com produção da Powerline O quinteto paulistano...

O PORTAL RECOMENDA

GASTRONOMIA

GASTRONOMIA

Região Sul Flu

» » » » ANDRÉ WHATELY LANÇA VIDEO SOBRE A RELAÇÃO DO POETA VINÍCIUS DE MORAES COM ITATIAIA

 Projeto foi contemplado pelo edital ‘Cultura Presente nas Redes’

 


 

A relação do poeta Vinícius de Moraes com a região das Agulhas Negras, mais precisamente Itatiaia e Resende, é o tema do vídeo ‘Vinícius de Moraes em Itatiaia’, lançado esta semana no YouTube. Projeto do Ator, diretor e produtor André Whately, que há quase 30 anos apresenta o espetáculo ‘Vinícius de Moraes… É Demais!’, o curta-metragem documental foi um dos contemplados pelo edital ‘Cultura Presente nas Redes’, lançado durante a pandemia pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Com duração de 14 minutos, o vídeo idealizado por André Whately, reúne informações sobre o período que o ‘Poetinha’ frequentou a região das Agulhas Negras, local que conheceu aos 18 anos, convidado pelo amigo da Faculdade Federal de Direito do Rio de Janeiro, Otávio de Farias, que teve papel fundamental no despertar artístico de Vinícius de Moraes. Na serra do Itatiaia, o poeta escreveu poemas, cartas e livros.

 Segundo André Whately, a ideia de inscrever este projeto no edital do Estado surgiu naturalmente. ‘Há 27 anos apresento um espetáculo poético-musical sobre a obra de Vinícius, e durante todo este tempo estudei e pesquisei bastante sobre sua vida e seu trabalho artístico. Algumas das informações contidas no curta eu acabei incorporando ao espetáculo, pois achei importante destacar sobre sua vivência na região no início dos anos 30’, revela André.

 Além da participação de André Whately, que conta a história do poeta em Resende e Itatiaia, o vídeo conta com as presenças de Laís Amaral, Marie Louise Goransson, Andréa Brandão e Augusto Martins, que se revezam na leitura de cartas, textos e poemas escritos pelo homenageado. Desde 2018 o município de Itatiaia instituiu a Semana Vinícius de Moraes, com o objetivo de celebrar e divulgar a obra do poeta e sua ligação com a cidade.

 O curta-metragem ‘Vinícius de Moraes em Itatiaia’ pode ser visto no YouTube através do link:  ( https://www.youtube.com/watch?v=WmdKGrUh9kc ) ou pela consulta do título ou do nome de André Whately.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Agenda

Cat-6